quinta-feira, 11 de abril de 2013

Resposta Desafio - Tarefa 2

Alguém pode dizer porque e como os amaciantes reduzem a eletricidade estática das roupas.


A formação de estática nas roupas é causada pela fricção de fibra contra fibra, fibra contra pessoa e também de fibra contra o ar e depende do tipo de fibra da qual a roupa é feita. A quantidade de estática formada depende da umidade relativa. Quanto mais alta for a umidade, menor será a carga.

Os amaciantes do tipo umectante, isto é, materiais absorventes de água, o que permite ao tecido dissipar a eletricidade estática. O aumento da umidade na superfície ou dentro da própria fibra aumenta a condutibilidade elétrica, ajudando a drenagem da carga.
Os amaciantes de tecidos contém um composto chamado agente de superfície ativa ou surfactante. Trata-se de um surfactante catiônico, isto é, uma molécula longa, como óleo ou gordura, com carga positiva num das extremidades.
Durante o processo de lavagem, a carga negativa que se forma na superfície do tecido atrai a extremidade positiva das moléculas do surfactante para si. Estas longas moléculas oleosas lubrificam a fibra, evitando a fricção e o acúmulo da estática. O tecido se torna mais fácil de passar pelo relaxamento da sua trama, o que permite um toque macio.

Fonte: Does anything eat wasps? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário