domingo, 24 de março de 2013

Tarefa 1 - Luiz Fernando - Turma C


Experimento sobre Eletrostática
(Princípio da Atração Eletrostática)  



Materiais:
* 1 copo descartável plástico;
* 1 agulha;
* 1 caneta de corpo plástico e outra caneta que servirá como um versorium;
* Flanela;
* Fita crepe;
* 1 quadrado de papel comum 4 cm x 4 cm.


Como fazer:
1º) Pegamos a agulha e a inserimos na parte de baixo do copo descartável, servindo como base para uma espécie de versorium, um instrumento científico, rudimentar, lúdico e didático, idealizado e criado pelo médico inglês William Gilbert (1544 – 1603). Depois, posicionaremos o quadrado de papel comum sobre o nosso versorium. O papel está descarregado, isto é, neutro.



2º) Inicialmente, eletrizamos a caneta de corpo plástico com a flanela, atritando os dois corpos. Com esse atrito, a caneta será eletrizada negativamente. O plástico da caneta, por sua vez, em comparação com a flanela, na série Tribo-Elétrica, faz com que os elétrons da flanela sejam transferidos, pelo atrito, para a caneta plástica, fazendo com que a flanela seja carregada positivamente e a caneta negativamente.

3º) Ao aproximar a caneta plástica de um corpo neutro (nesse caso o quadrado de papel comum), observamos o princípio da atração eletrostática. O corpo carregado negativamente (a caneta plástica) atrai os prótons (cargas positivas) do corpo neutro, fazendo com que esse corpo neutro, sobre a agulha, se movimente, através de movimentos rotatórios da caneta plástica.


4º) Da mesma forma, se pegarmos uma caneta comum e a pregarmos com fita crepe em uma superfície, ela servirá, da mesma forma como o copo descartável plástico com a agulha, como um versorium, e o processo se dará o mesmo.

Referências Bibliográficas:
Experiência adaptada do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=QGqXUA4Z1hI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário